Resenha: Os estilos de aprendizagem e o ambiente de aprendizagem MOODLE

Estou me aventurando neste campo de resenhas. Nunca havia feito uma resenha, então, me perdoem se este post não for bem o que se espera de uma resenha.

Resenha

Achei muito interessante o livro MOODLE – Estratégias Pedagógicas e Estudos de Caso, organizado por Lynn Alves, Daniela Barros e Alexandra Okada. Fiquei sabendo deste título em um dos cursos a distância que estou estudando (MOODLE para professores, da ETEC Philadelpho Gouvêa Netto do Centro Paula Souza, com tutoria do Prof. João Paulo Lemos Escola). Tive acesso a uma versão em PDF deste livro o qual foi cedido à Editora da Universidade do Estado da Bahia – EDUNEB para edição/publicação em 2009. No início fiquei um pouco desconfortável com a idéia de resenhar um título que não havia comprado e sim, lido alguns capítulos pela internet, mas como sempre digo que é o compartilhamento de informações que propulsiona a educação, neste caso, iniciei os comentários e como sempre faço, buscando mais informações na rede. Ufa! Encontrei o livro disponível para download em formato PDF no site da organizadora Lynn Alves em http://www.lynn.pro.br/livros.php e agora com a consciência não tão pesada estou escrevendo sob minha experiência.

O livro possui 384 páginas que estão divididas em 16 tópicos/artigos escritos por diversos autores, dentre eles o próprio Martin Dougiamas que é o criador da plataforma MOODLE. Um dos tópicos que me chamou a atenção está na página 117, “Os estilos de aprendizagem e o ambiente de aprendizagem MOODLE”, escrito por Daniela Melaré Vieira Barros.

Barros aborda neste artigo a didática dos principais elementos da teoria dos estilos de aprendizagem (Alonso e Gallego, 2002) e destaca o conjunto de ferramentas do MOODLE que viabilizam as possibilidades de estruturar diferentes caminhos de aprendizagem, de acordo com os diferentes estilos. Segundo Barros, a teoria de estilos de aprendizagem possibilita entender as características de aprendizagem as quais oferecem referenciais para atender às diferentes necessidades individuais dos alunos. Baseando-se nessa teoria, a autora deixa claras questões sobre como ampliar o uso do ambiente MOODLE que, por ser um ambiente flexível, é possível modificar e aperfeiçoar a ação de suas ferramentas, atendendo assim às necessidades específicas e, com isso, oferecer melhores resultados para o trabalho educativo. A autora evidencia os estilos de aprendizagem de ALONSO e GALLEGO, a saber: estilo ativo, estilo reflexivo, estilo teórico e estilo pragmático, além de disponibilizar uma tabela relacionando os referidos estilos de aprendizagem com as ferramentas do MOODLE.

Destaco ser importante estudar e compreender esses estilos de aprendizagem, pois isto permite que o educador elabore melhor seu material facilitando a apropriação dos conhecimentos pelo aluno, que nos dias de hoje é tão peculiar e vive em constante mudança. Indico este artigo a professores que estão iniciando na educação a distância e que gostam de estudar as teorias e vertentes pedagógicas que permeiam o ensino na modalidade EaD. O Livro “MOODLE – Estratégias Pedagógicas e Estudos de Caso” eu recomendo a todos os docentes que pretendem utilizar o ambiente MOODLE e que tem a visão de que o EaD pode ser o diferencial que estamos procurando para uma educação mais dinâmica e focada nos interesses dos alunos.

Daniela Melaré Vieira Barros, autora do artigo “Os estilos de aprendizagem e o ambiente de aprendizagem MOODLE” é Doutora em Educação pela UNESP – Araraquara, Pós-Doutora pela UNICAMP- Brasil e UNED- Espanha além de investigadora da Universidad Nacional de Educación a Distancia, Colaboradora Projeto Colearn Open University e Professora do Programa de mestrado “Tecnologias da Informação e Comunicação em EAD” da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.

Categorias:

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *