Ser ou não ser (educador), eis a questão.

Após a leitura de vários textos acerca de EaD garimpados na internet eu comecei a refletir sobre o que é ser tutor ou mediador. Cheguei a conclusão que não importa o nome que se dá ao sujeito da ação ou do processo de ensino. Seja Tutor, Mediador, Professor, Mestre, Orientador, etc. todos são educadores. Partindo do pressuposto que educador e educando constituem a simbiótica teia do conhecimento, não importa a nomenclatura dada a este sujeito e sim o cerne que o faz executar seu trabalho. Independente do nome inferido a este personagem que se dispõe a participar do processo da construção dos conhecimentos, é dele a responsabilidade de condução do processo de ensino fazendo com que todos se apropriem dos conhecimentos utilizando para isso as mais variadas ferramentas, métodos e conceitos disponíveis.
Atualmente, as Tecnologias da Informação e Comunicação constituem-se em ferramentas que, quando utilizadas de forma estruturada e organizada potencializam a forma como nós, educadores, trabalhamos para construir o conhecimento. Mesmo com todo este potencial, posso afirmar ainda que as TIC´s são apenas ferramentas e meios para a eficácia do processo da construção dos conhecimentos. Devemos lembrar que o ator principal é o aluno e é por ele que devemos nos empenhar em aperfeiçoar, adaptar e utilizar estas ferramentas e métodos.
Concluo que quando encontrarmos a resposta à pergunta “Ser ou não ser”, perceberemos que não importa o nome que será dado a nossa profissão e sim o benefício e satisfação que ela nos trará.

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