EaD – Ser ou não ser, eis a questão…

São muitas as opiniões sobre ensino à distância. Especialistas, Educadores, Legisladores, a própria população e usuários dos sistemas de EaD divergem sobre sua eficácia e métodos utilizados. Acho que todas estas opiniões incluindo as críticas tem razão. Questionar algo é muito perspicaz e faz parte do processo de construção do conhecimento de qualquer indivíduo quando este se coloca como sujeito ou parte do processo de aprendizagem.

Me sinto inquieto quando vejo pessoas questionarem o EaD sem que ao menos conheçam do que estão falando. Também discordo dos que defendem fervorosamente esta modalidade de ensino sem aceitar que existem muitos problemas a serem resolvidos.

Acho que o primeiro passo é entender que estamos passando por um processo de transformação dos meios de comunicação e isto inclui o educador já que este faz parte do processo de “comunicação(1)”. Pierre Lévy, em seu livro Cibercultura, introduz alguns conceitos fundamentais para que possamos compreender melhor o que está acontecendo nos dias de hoje. É uma leitura que creio ser obrigatória antes de qualquer questionamento sobre EaD. Abaixo está uma entrevista com Lévy que resume bem o que o autor pensa sobre estas mudanças. Gostei muito de sua última fala:

"Não se trata de se adaptar às tecnologias…  mas de acompanhar a mutação da civilização global."

 [youtube=http://www.youtube.com/watch?v=08rVXi55yjE&color1=0xb1b1b1&color2=0xd0d0d0&hl=en_US&feature=player_embedded&fs=1&hl=en]

 

Como sugestão, devemos observar que em meio a inúmeras opiniões divergentes e convergentes sobre o Ensino mediado por tecnologias, nós devemos construir nossa própria opinião equilibrando todos os pontos de vista com uma certa dose de bom senso e baseado nas teorias e nos autores que se enquadram melhor em nossa “maneira de ver o mundo.”

Enquanto isso, aceitar ou repudiar uma crença, raça ou tecnologia baseando-se só na opinião de “outras pessoas” é, sem sombra de dúvida, mais um preconceito que impede nosso desenvolvimento humano e social.

 

Notas de Rodapé:

(1) – CONCEITO ETMOLÓGICO – comunicação vem do latim “communis”, comum; idéia de comunhão, comunidade; comunicar significa tornar comum, estabelecer comunhão, participar da comunidade, através do intercâmbio de informações.

Categorias:

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *