É fácil falar difícil?

Após ler algumas postagens nos Blogs de meus companheiros educadores acho também posso exemplificar uma atitude que pode e deve fazer parte do cotidiano de todos os professores.

Em uma brincadeira ao final da aula estava comentando com um grupo de alunos sobre as Leis e eles me disseram como é complicado entender as Leis e os termos jurídicos utilizados. Então disse que não é difícil entender, basta ter paciência e um bom dicionário para “traduzir/interpretar” o que os textos estavam dizendo. Rapidamente veio a idéia de uma atividade. Desafiei os alunos a escreverem um texto curto mas com palavras tão incomuns (ou difíceis) que ninguém conseguiria entender. Orientei que eles escrevessem o texto normalmente e em seguida utilizassem um dicionário para buscar sinônimos e substituir o máximo possível de palavras e frases, a fim de tornar o texto mais complexo, entretanto, sem perder o sentido. Eu também entrei na brincadeira e escrevi o texto abaixo e pedi que eles interpretassem:

Que me indultem os neófobos mas filoneísta nato que sou, complacente rogo discernimento resguardando que a tecnologia descerra novos horizontes. Ávido em alçar as tecnologias ao seu digno posto, obstino em minha missão docente.

Acho que exagerei um pouco no texto mas no final “logrei êxito” em minha atividade pois consegui fazer com que os alunos perdessem o medo (e a preguiça também) de procurar em um dicionário as palavras que não entendiam e facilitei o enriquecimento de seu vocabulário. Após a atividade, passei alguns sites de dicionários on-line a fim de incentivá-los a continuar buscando por estas informações mesmo que não tenham um dicionário por perto.

Categorias:

3 comentários

  1. Teresinha Bernardete disse:

    Oi Márcio que bom que está tudo bem contigo e com tua família é o principal.Adorei tua atividade vou precisar de um dicionário para entender , por exemplo filoneísta.Marcio, no teu post entendo que uma competência para o século que estamos vivendo é o professor criar atividades que atraiam os alunos , que despertem o desejo de aprender.Estou certa?Temos que fazer um texto sobre essas competências para tanto compartilhei no skydrive do grupo para ser editado.Fique á vontade.bjs Bernardete

  2. Marcio disse:

    Sim Teresinha, uma das competências do professor é criar novas atividades e maneiras de transmitir os conhecimentos de forma a cativar os alunos.Ainda estou com uma dúvida. Não consegui anexar um texto no SkyDrive. Será que estou entrando no lugar certo? Me mande o link. Abraços.

  3. Karla disse:

    Olá Márcio!Gostei muito da ideia. Posso utilizá-la também?Bom, vim aqui para dizer que gostei muito da sua parte no texto.Acredito de verdade na "construção do conhecimento".Queria saber quais as estratégias utiliza para lidar com Enem e Vestibular,um vez que eles são tão voltados para a conclusão de uma gradecurricular fechada….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *