Depois de uma boa conversa com as crianças elas me convenceram de iniciar um projeto mais ousado “a construção de um foguete”. É claro que elas não precisaram se esforçar muito para me convencer pois já sou propenso a encarar estes tipos de desafios/projetos com muita naturalidade pois eles envolvem muitas áreas do conhecimento e esta “miscelânea de saberes” sempre me cativou.
A princípio eles queriam um foguete com propulsão de combustível sólido mas… como eles ainda não tem idade para manipular de forma segura tais componentes químicos e mesmo que tivessem ainda tem as questões de segurança pessoal e de terceiros envolvida. Neste caso, optei em elaborar um projeto de propulsão a ar/água.
Depois de alguns minutos de pesquisa na Internet, chegamos a um bom modelo/projeto.
Então, mãos a obra. Segue abaixo o início do projeto com a confecção do primeiro protótipo.

Detalhes das peças e da montagem do “Corpo do foguete”
Asa lateral Início da montagem Preferi usar arrebites 312 para facilitar a montagem Visão com os 3 suportes já arrebitados É importante “rebater” os arrebites por dentro evitando que eles perfurem a garrafa quando instalada. Fixação de “alças” para aperto da garrafa Depois de inserir a garrafa é só apertar os parafusos para fixá-la Instalação de uma dobradiça no compartimento do paraquedas Os parafusos externos são para prender um elástico que “forçará” a abertura do compartimento. Recortar dois círculos para o compartimento eletrônico Aqui será instalado o Arduíno para controle do paraquedas Corte para o “gatilho” de disparo do compartimento do paraquedas Instalação da parte eletrônica Paraquedas funcional de atletismo/corrida O paraquedas deve ser devidamente dobrado para se acomodar no compartimento.
Ainda falta a base de lançamento que embora eu já tenha feito um protótipo para os primeiros lançamentos, ainda não terminei o projeto da “base oficial”.
Em breve farei outra postagem com a base de lançamento e os primeiros testes.
Sem comentários