Viagem à Bahia

De 21/12/2019 à 12/01/2020

Prefácio

Mais uma vez, apresento o resumo, baseado no diário de bordo, da viagem a Bahia.

RESUMO

Veículo: Nissan Frontier

Equipamento: Trailer Apolo Family completo (4 metros)

Total de Km Rodados: 4.073

Campings: Mundaí (BA), Pousada Esperança (Caravelas), Sítio Capuba (ES), Amendoeiras, CCB Cabo Frio e Aparecida.

2014/15 (Floripa/SC) 2015/16

TOTAL= 47h

Diárias no camping  R$ 900,00  R$ 1.900,00  R$ 2.130,00 R$ 2.640,00
TOTAL  R$ 2.590,15 R$ 4.222,72  R$ 5.494,95 R$ 6.269,81

Consumo – Este ano eu troquei o tracionador, fui com uma Nissan Frontier ano 2013.  O veículo me surpreendeu em todos os aspectos (Segurança, conforto, força, estabilidade, etc). A média de consumo é que não foi o que eu esperava pois todos me disseram que a Frontier, mesmo rebocando, faria de 9 a 10 KM/L. A melhor média dela foi de 7,3 Km/L e a pior 5 Km/L. Sem rebocar eu fiz 10 Km/L. O Óleo S10 quase me derrubou!!! Em Porto Seguro estava R$ 4,83. Em todo litoral o óleo não estava menos que R$ 4,00. Em contrapartida a gasolina, em alguns postos, estava R$ 5,40 o litro. O Etanol estava na faixa de R$ 4,90. No total foram 4.073 Km rodados com 581,41 litros de óleo = Média de 7 Km/L. Pra mim foi ótimo pois a Pajero fazia a mesma média mas na gasolina.

Pedágio –  Me surpreenderam os pedágios da volta. Na ida, fui por Belo Horizonte (BR 381) e voltei pela 101 e 116. Foram R$ 122,53 de pedágio para ir e IMPRESSIONANTES R$ 416,90 para voltar. Isto praticamente no estado do Rio de Janeiro e São Paulo.

Pernoites em postos – Este ano programei a volta com mais paradas então só pernoitamos em postos na ida mas foi uma experiência muito ruim. Paramos no posto GRAAL próximo a Belo Horizonte por volta das 18h30, o funcionário nos orientou onde podíamos parar. Paramos, jantamos no posto e fomos dormir, as 21h acordamos com o guarda/vigia batendo na lateral do trailer e dizendo que “ali não podia pernoitar”. Depois de muita conversa, fomos orientados a retirar o equipamento dali e estacionar próximo ao terminal rodoviário que fica próximo ao posto.

Tempo de viagem – Desta vez eu levei 17 horas para fazer o primeiro trecho do trajeto e ainda não cheguei onde queria. A intenção era ir até Teófilo Otoni mas devido a problemas da BR 381, ficamos parados em vários engarrafamentos sendo que o último levamos 4 horas para andar apenas 20 Km. Isto atrasou todo cronograma da viagem. A BR 381 praticamente não existe, não posso dizer que tem buracos na estrada mas sim “pedaços” de estrada em buracos e desvios intermináveis. Assim como não encontrei pedágios em Minas Gerais, principalmente próximo a BH, também não encontrei estradas decentes para rodar. De uma coisa nós paulistas e sulistas podemos nos orgulhar: “Somos os estados com mais pedágios e os mais caros do país, MAS, andamos em verdadeiros tapetes”. Ainda continuo achando que os pedágios são muito caros, mas se tivesse como pagar um pouco mais em Minas para ter estradas com um mínimo de condições eu estaria disposto a pagar mais pedágios para a segurança nas estradas mineiras.

De maneira geral a viagem foi bem tranquila, tirando é claro os “perrengues sazonais” que acontecem em toda viagem

Problemas desta Viagem: Dois parafusos do freio inercial (ponta da lança) se soltaram e um quebrou na viagem de ida (Também com as estradas parecendo solo lunar de tantas crateras era de se esperar). Em porto Seguro fiz a substituição dos parafusos e reapertei com arruelas travantes os demais parafusos. O carregador de bateria queimou na primeira parada (Mundaí) o Inversor “torrou” em Caravelas e o estabilizador/Trafo também deu pau em Cabo frio. Quando cheguei em casa, verifiquei a bateria (novinha) e estava sem água no segundo vaso (trincou a carcaça). Resultado: perdi a bateria também.  Este ano a parte elétrica já era. Estou refazendo tudo novo. As travas da geladeira, portas e gavetas quebraram e até o ralo do banheiro se soltou com tantos “solavancos”.

Dentre as cidades e passeios realizados destacam-se:

Cidades visitadas: Porto Seguro (BA), Prado, Alcobaça, Caravelas (Passeio em Abrolhos com pernoite), Serra (ES), Vitória(ES), Buzios(RJ), Cabo Frio, Arraial do Cabo e na volta passamos por Aparecida.

Passeios:  O que marcou este ano foi o passeio para o arquipélago de Abrolhos. Passamos o reveilon no arquipélago onde pudemos nadar com as tartarugas em meio aos recifes de coral e uma infinidade de peixes. A vida marinha lá é simplesmente FANTÁSTICA. Vale muito a pena fazer o passeio com pernoite e mergulho. O único inconveniente é o preço $$$$ (R$ 3.740,00 para 2 adultos e 2 crianças) mas como disse, vale a pena o investimento.

Mapa

Abaixo coloquei algumas fotos dos locais visitados. Não são muitas mas dá pra ter uma ideia da viagem.

Vou ficando por aqui…

Pela primeira vez, conseguimos ver de perto várias águas-vivas. Sempre que fomos para o Sul, só conseguíamos ver “restos e pedaços” delas mas desta vez nos impressionou a quantidade delas em canais e próximo das praias.

CCB de Cabo Frio

Camping Mundaí em Porto Seguro.

ABROLHOS. Simplesmente o lugar mais deslumbrante que já visitamos. Passamos o ano novo embarcado entre as ilhas e no dia seguinte (01/01/2020) fomos conhecer a base da marinha e o farol que fica na ilha de Santa Bárbara.

A explosão de vida que se encontra abaixo da linha da água é impossível de descrever. Nadamos bem pertinho a tartarugas (só não tocamos pois é proibido), barracudas, arraias, moréias, lagostas… enfim é tanta vida marinha que não dá pra descrever em palavras.

Com certeza retornarei… e de preferência de julho a novembro para ver as baleias-jubartes.

Camping Capuba

Encontrei até Monte Alto nas placas.