Viajar com a caixa d´água cheia ou vazia ?

Já encontrei vários posts dizendo que não é bom viajar com a caixa d´água cheia, outros dizendo que isto ajuda na estabilidade, uma vez que a caixa d´água fica em baixo do chassi e isto ajuda como lastro. Enfim, este post não tem a intenção de esgotar o assunto, apenas fornecer mais um ponto de vista sobre este assunto e deixar cada um decidir de acordo com suas necessidades.

Eu particularmente gosto de segurança, e falo não só da segurança em rebocar mas também da segurança/autonomia que meu equipamento pode me proporcionar e por este motivo já fiz vários testes de viagens curtas com a caixa d´água cheia e vazia. Não sei se fiquei propenso a acreditar que com a caixa d´água cheia o trailer “balançou menos” devido ao lastro mas quando viajei com a caixa vazia me pareceu que o trailer balançava muito mais então optei por viajar sempre com a caixa cheia.

Outro ponto a se considerar é o “peso da água” quando se está rebocando, pois isto influencia diretamente o rendimento e consumo do veículo tracionador. Como minha caixa d´água é de apenas 150L, sem utilizar nenhuma fórmula maluca eu considero que a caixa cheia pesa 150Kg e isto não alterou muito o consumo em meus testes, na verdade, considerando uma margem de erro de +- 3% o consumo não foi alterado.

Neste caso, a caixa cheia me dá autonomia no equipamento, pois eu posso pernoitar em qualquer lugar (mesmo que o local não tenha água) e ainda assim não comprometo a estabilidade nem o consumo do veículo tracionador, PORÉM…

Veja o que eu percebi quando fui fazer uma manutenção de rotina em meu trailer:

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As “cintas” de sustentação da caixa d´água entortaram com o peso da água.

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Ambas as cintas entortaram causando uma “barriga” enorme no tanque.

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Não sei como o tanque não rachou/estourou devido ao peso e este “calombo” que se formou.

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O que fiz foi retirar as duas cintas, que eram individuais, e fazer um suporte único em forma de “H” para evitar que a “barriga” criada na caixa se rompesse.

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O suporte foi confeccionado em ferro cantoneira de 30mm. Após o preparo com fundo anticorrosivo pintei de preto fosco.DSC_0070

Por fim,colei tiras de EVA com 5mm de espessura para evitar que a caixa d´água fique “esfregando” e corte nas arestas do metal.

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Serviço concluído e modéstia a parte, ficou muito bom, sem nenhuma “barriguinha”.

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Agora estou mais confiante em viajar com a caixa cheia.

Outra coisa que percebi, e foi muito bom que isto aconteceu antes de qualquer viajem, é que o macaco do meu carro não dá conta de levantar o trailer. Ainda bem que nunca furou um pneu em minhas viagens pois eu não conseguiria realizar a troca na beira da estrada sem ajuda. Só para esclarecer, tenho um Pajero 2014 e o macaco é dimensionado para o peso do carro (1430Kg), porém não deu conta de levantar o trailer, que da última vez que pesei ele totalmente carregado para viagem ele estava com 1550Kg.

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O que eu fiz foi comprar um macaco tipo jacaré para duas toneladas. Foi fantástico, sem nenhum esforço eu levantei o equipamento e mais, o macaco ficou dois dias “segurando” o trailer enquanto eu providenciava a solda do suporta da caixa d´água.

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Depois desta experiência eu já providenciei alguns calços de madeira e o macaco servirá também para nivelar o trailer quando o terreno for muito irregular.

Meu próximo passo agora é instalar a escadinha da porta de entrada. O degrau já está pronto, só falta engembrar o sistema de fixação.

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E é isso, mais um dia duro de trabalho delicioso em meu equipamento. E como ninguém é de ferro…

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Uma cervejinha “Bock” com queijo para arrematar.

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E ainda deu tempo de praticar um pouco de Slack Line…

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Por enquanto é só isso, assim que o projeto da escadinha estiver pronto eu posto aqui.

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