Esticadinha de fim de semana (Borborema e Sales)

Este fim de semana foi longo…

400Km rodados, duas novas cidades conhecidas e 4 “prainhas” desbravadas.

Começamos na sexta-feira dia 03/07 no Campestre aqui em Monte Alto. Desta vez fiquei próximo ao lago, no pesqueiro.DSC04050 DSC04052

O local oferece boa infraestrutura, pontos de luz 110/220, Pias, churrasqueira e uma mesa “por módulo”.DSC04053

 

No sábado acordamos cedo e fomos para a Praia do Juqueta que fica em Borborema. A “Prainha” como é conhecida é mantida pela prefeitura. O local também possui uma boa infraestrutura contando com 11 quiosques à beira da represa do Rio Tietê.

DSC04054

 

Conversei com o senhor Roberval que permitiu que eu ficasse encostado no quiosque (pelo preço do camping) pois como estava muito frio, não tinha ninguém na prainha.DSC04055

 

Cada quiosque conta com uma pia, churrasqueira e apenas uma tomada 110V.
DSC04056

Há um carro da guarda municipal de Borborema que faz rondas regulares na Prainha e isso dá um certo conforto e segurança, principalmente a noite.
DSC04057

Existe uma grande área para acampamento com um único conjunto de banheiros que servem toda a praia.

DSC04058

O local indicado para acampamento é plano mas não possui energia nem água.

DSC04059

 

No caso de Motorhomes ou Trailers há necessidade de levar grandes extensões para a energia e mangueiras de água mas…

DSC04060

 

É permitido acampar nos quiosques, desde que não seja colocado lonas de nenhum tipo em volta dos mesmos.

DSC04063

Para Motorhomes e trailers tudo bem, nós temos nosso próprio habitáculo sem a necessidade de lonas. Eu parei tão perto que nem precisei abrir o toldo.

DSC04066

Os quiosques são amplos e a distância entre eles é boa, permitindo uma certa privacidade entre os mesmos. Arrisco a dizer que é possível estacionar um conjunto (motorhome ou trailer) de cada lado dos quiosques sem que isto atrapalhe os vizinhos.

DSC04067

Outro detalhe: Atrás de cada quiosque há uma caixa de inspeção de esgoto. Dá perfeitamente para esvaziar a caixa de detritos sem nenhum problema.

DSC04069

O local é muito bonito e bem cuidado.DSC04070

A cerveja, embora estivesse um frio danado, estava deliciosa…DSC04072

DSC04073

Tem um modesto “parquinho” para as crianças e um mini campo de futebol bem cuidado.

DSC04077 DSC04078

 

E o que mais chamou a atenção…DSC04082

Possui um restaurante que fica aberto até as 18 horas e serve uma porção de peixe porquinho que é fantástica. O local também é palco para shows e apresentações de artistas da região.

DSC04084

 

Resumo: Fomos no Inverno, não havia ninguém na prainha, então eu gostei bastante do sossego mas disseram que no verão é preciso reservar os quiosques com antecedência. O preço do quiosque é R$ 50,00 por dia e pode acampar (Sem lonas). Para acampar na área de camping o custo é de R$ 20,00 por dia. Estes preços não são por pessoa e sim pra família.

Acordamos no domingo, tomamos café e saímos do “Juqueta” rumo ao “rancho” que fica do outro lado do Rio Tietê.

O Lucas já estava com fome e resolveu chupar o dedo… detalhe… o dedão do pé…

DSC04085

A Gabi como sempre morrendo de frio só queria saber quando ela iria comer.

DSC04087 DSC04089 DSC04094

Gabi… Tira o dedo do nariz…

 

Chegamos no rancho por volta do meio dia e tivemos uma surpresa, minha mãe já tinha ido embora. Estava muito frio e como não havíamos ligado pra avisar ela saiu antes do meio dia. Detalhe: Não ligamos pois o sinal de celular na prainha do Juqueta é péssimo.

Bem já estava com vontade de conhecer Sales… então… vamos pra Sales que fica a 60km do rancho. Deixamos o Trailer no rancho e fomos pra estrada.

Chegando em Sales fomos conhecer a Praia do Richelieu.

DSC04101

Há pouca infraestrutura para Motorhomes ou trailers. Mas tem um bom conjunto de banheiros masculino e feminino e vários quiosques.

 

A praia é limpa e dá para as crianças brincarem pois não é funda.

DSC04102

 

Se quiser dá pra parar o equipamento na área para estacionamento dos carros, reservar um quiosque e “puxar água e luz” mas quando perguntei se podia o responsável não soube me dizer pois “nunca ninguém tinha feito isso”. O local para acampar fica do outro lado dos quiosques (um pouco afastado) e não há luz nem água.

DSC04104

Como já disse a praia é limpa, há bastante espaço pras crianças brincarem e mais um detalhe, metade da área dos quiosques está gramada e outra metade é terra.

DSC04105 DSC04106

Os quiosques são pequenos mas possuem Churrasqueira, pia e uma tomada 110V

DSC04107

Não é permitido colocar lonas em volta dos quiosques e não há nenhum restaurante ou mercado de apoio próximo ao local.DSC04110

Quanto aos preços…

DSC04113

 

Em resumo, não recomendo para trailers ou motorhomes, a não ser que você tenha um plano B pois você pode chegar lá com seu equipamento e ser impedido de entrar ou mesmo ter problemas com a infraestrutura.

 

Saímos do Richelieu e fomos conhecer, ainda em Sales, a praia do Torres.

DSC04114

Outra decepção.

DSC04115

Existem vários quiosques à beira da represa, mas a prainha é bem mais agitada e profunda. Não recomendo para crianças.

DSC04116

O diferencial é que existe um restaurante, mas estava fechado. Parece que só abre na temporada. Bem feito pra mim que inventei de ir lá no inverno né…

Existe dois conjuntos de banheiros, parquinho infantil e os preços são iguais do Richelieu pois ambos são administrados pela prefeitura.

Passamos também na praia do Cervinho… só passamos… nem entrei… pelo visual de fora não dava pra encarar… Resolvemos ir embora.

Já eram três da tarde e ainda não havíamos almoçado. Estávamos quase morrendo de fome quando avistei uma placa “Pesqueiro e Restaurante Paraíso do Peixe”.

Depois de vários “furos n´água” mesmo que o local não fosse um paraíso ela lá mesmo que iríamos comer…

DSC04118

Ufa! Finalmente acertei a mão. O local é muito agradável e acolhedor. Familiar mesmo.

DSC04120

Estava todo enfeitado de festa junina e haviam várias famílias terminando suas refeições no local.

DSC04121

O lugar fica no Sítio São Benedito, em Sales. Encontrei quando voltava da praia do Torres, uns 1000 metros antes de chegar em Sales (Retornando pela estrada vicinal da praia do Torres).

DSC04122

Fomos atendidos pelo seu Gilberto que foi muito atencioso e disse que se quisermos retornar para apreciar uma comida especial, tipo frango caipira com pulenta, ou porquinho a pururuca era só ligar e marcar que ele fazia. Detalhe, a Érica tomou um copão de quentão… eu só fiquei no cheiro, pois ainda tinha que dirigir 140 Km até em casa.

Esta foi a nossa aventura do final de semana… Na próxima semana tem mais… eu acho…

Telefones:

Praia do Juqueta (16) 3266-9200 – Prefeitura de Borborema

(16) 3266-2556 – Seu Joaquim – Praia do Juqueta

 

Pesqueiro e Restaurante Paraíso do Peixe – Sales (16) 997073550 ou 99217-1412 Falar com Gilberto.

 

Categorias:

Um comentário

  1. Cheguei no seu relato porque vou no fim do mês pro Richilieu, não tyemos trailer ou motorhome. Excelentes palavras, muito bem detalhado e lindas fotos. Parabéns pela família nobre! Quando tiver um tempo dá uma sapeada nos meus relatos do meu blog: https://rezenhando.wordpress.com/category/camping/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *