De mangas arregaçadas e batuta em punho, aquelas “batidinhas” na estante precedem o espetáculo solicitando silêncio na platéia e a atenção dos músicos. É assim que funciona uma orquestra como a conhecemos, porém existe algo muito parecido com isto acontecendo bem perto de nós. Substitua a batuta pelo giz, a estante pela mesa, o maestro pelo professor, os músicos pelos alunos, os instrumentos musicais pelas TIC´s e a platéia pela sociedade e ainda teremos algo em comum, a harmonia.
Esta analogia desenha muito bem o professor colocando-o no papel de maestro cabendo a ele reger esta intrincada orquestra da aprendizagem. Ele é o responsável por interpretar, adaptar e dar vida à partitura musical composta pelas Leis e planos educacionais. É um trabalho árduo onde muitas vezes a partitura não agrada ou não é a “realidade musical” de uma determinada platéia e mesmo assim este maestro ou mestre, sem fugir a esta partitura, conduz o espetáculo da educação de modo a agradar a todos. Difícil tarefa para o mestre, uma vez que não há tempo para ensaios, ajustes ou mesmo adequações em instrumentos, pois o espetáculo acontece ao vivo, na hora, no dia a dia das escolas deste país e está acontecendo agora, em algum lugar. Nesta regência não há margem para erro, a repetição de “trechos da melodia” pode até acontecer, mas o espetáculo tem dia e hora marcada para acabar e no final das contas é esperado que os músicos se apropriem dessa vivência, das práticas e conteúdos trabalhados durante este magnífico concerto da vida. É pena que muitos não tenham interesse pelo espetáculo, sua participação resume-se em enviar os “músicos” e nem sempre ouvem ou percebem toda maestria musical que ocorre durante o espetáculo.
Creio que devemos como cidadãos, deixar de ser meros espectadores e participar com mais vontade e afinco deste espetáculo. É fácil aplaudir ou vaiar depois que tudo terminar, mas quando tomamos parte da elaboração e execução deste processo, transformando-o em uma verdadeira obra prima, teremos então verdadeiro orgulho de nossos músicos e realização pessoal por ter ajudado a criar este autêntico espetáculo da educação.
Sem comentários