Educação e Tecnologia: O peso da Inovação.

Fala-se muito nas novas Tecnologias de Informação e  Comunicação (TIC´s) mas até onde isso pode nos levar ou melhor, onde estamos e onde queremos chegar? Minha opinião sobre o uso das TIC´s na educação é que ela tem sido a bola da vez de muitas unidades escolares e faz parte do discurso de muitos políticos e defensores da educação “banhada” em tecnologia, porém se pararmos um pouco para pensar, devemos nos lembrar que a educação é um processo dinâmico de ensinar e aprender. Se considerarmos que a maioria dos responsáveis e docentes envolvidos neste processo e que utilizam a tecnologia massivamente já “sabem tudo”, o processo educacional fica comprometido pois esses mesmos docentes se esquecem de aprender com os seus alunos o que eles realmente precisam. A massificação das TIC´s como ferramenta para solucionar os problemas da educação está longe de se tornar realidade pois a variável mais importante deste processo, o aluno, está sendo deixado para trás. Não sou contra as tecnologias, apenas alerto para o seu uso racional pois tenho visto uma verdadeira corrida do ouro entre unidades escolares a fim de chegar na frente na aquisição das mais novas tecnologias sem se preocupar com o usuário (aluno) destas tecnologias.
A inovação e uso das tecnologias em ambientes de aprendizagem devem ser ponderadas pelo próprio espaço escolar e pelas características de cada uma das unidades que desejam adotar essas tecnologias. Não basta inserir, por exemplo, um ambiente virtual de ensino como complemento às disciplinas lecionadas em sala de aula sem primeiro garantir que todos os alunos tenham acesso a computadores e a Internet. Fazer isso só para dizer que a escola “possui” tecnologias de ponta só faz aumentar as estatísticas da exclusão digital. A responsabilidade pela aplicação correta destas novas tecnologias deve ficar a cargo de profissionais da educação e não é só isso, o desenvolvimento de novas ferramentas voltadas para a educação também deve ser direcionado ao aprendizado e não ao comércio. Por isso digo que o peso da inovação, quando o assunto é educação, é muito maior do que o simples desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias em sala de aula pois temos que tomar certos cuidados para não alienar todo o processo de ensino aprendizagem, que do meu ponto de vista já está bastante comprometido neste novo século onde as tecnologias parecem ter mais importância que o conhecimento.
Conclusão: A inovação no tocante à educação deve ser focada no educando. Não basta desenvolver novas tecnologias ou aplicá-las em projetos educacionais que não estão inseridos no contexto local de cada unidade escolar pois, neste caso, a tecnologia só irá aumentar o abismo da desigualdade tecnológica entre o usuários (alunos) e contribuir com a exclusão digital.

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2 comentários

  1. Educadores disse:

    Oi Márcio. li o seu post sobre a inovação na educação sua defesa quanto "Conclusão: A inovação no tocante à educação deve ser focada no educando." Como você acredita que pode ser construída esta metodologia?

  2. Marcio disse:

    Como docentes, nós sempre elaboramos, planejamos e documentamos nossas atividades tendo em mente que somos os educadores e os alunos os educandos. Para responder esta pergunta, basta nos colocarmos na posição do aluno, ou seja, pensar como eu gostaria de aprender determinado assunto? Imagine-se sentado no lugar do aluno e tente visualizar como o aluno vê aquela situação. Devemos lembrar também que cada aluno tem um processo de construção de conhecimento diferente (Gardner) então devemos variar ou, dentro do nosso tema principal, inovar a maneira como abordamos os assuntos em sala de aula.

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